quinta-feira, 1 de abril de 2010

Nintendo não é rival da Sony ou Microsoft




É claro que Nintendo, Sony e Microsoft são fundamentalmente competidores no ramo de consoles, mas na visão da Nintendo não é bem assim que a “coisa” funciona. Mineo Koda, chefe executivo da Nintendo na Korea, disse em uma entrevista que o único “rival” da Nintendo é qualquer pessoa que não se interessa por vídeo games.

“As pessoas freqüentemente perguntam sobre a nossa rivalidade com a Sony eMicrosoft e nós sempre respondemos que nenhuma das duas companhias são nossas rivais e sim os consumidores indiferentes aos vídeo games,” disseMineo. “Muitas pessoas se distanciaram dos vídeo games e nós sentimos isso como uma crise que poderia no futuro destruir a indústria de jogos caso ela permanecesse a mesma”.

Do pondo de vista de negócios a estratégia da Nintendo foi genial, já que existem muito mais “não-gamers” do que “gamers” (hardcore), é mais inteligente fazer um produto voltado para os “não-gamers”, que representam um mercado muito maior.

Mas como será o futuro dos games influenciado por essa nova estratégia? Talvez possamos trabalhar com duas hipóteses:

(1) A Nintendo pode realmente mudar o comportamento das pessoas (“não-gamers” e jogadores casuais) e no futuro poderemos ter consoles substituindo os tradicionais jogos de tabuleiro e outros jogos convencionais, criando assim um mercado gigantesco para a indústria de games.
(2) Os consumidores “essencialmente casuais” do Wii podem achar que seu investimento na sétima geração não foi correspondido e decidir não entrar na oitava geração de consoles.

Se o mercado entender que o sucesso de vendas do
Wii não tem nada a ver com a “inovação” de seu controle e sim com o seu perfil casual, sendo correta a hipótese 1 ou 2 o resultado final será um só: Os gamers hardcore serão imensamente prejudicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings and Recommendations